quinta-feira, 17 de maio de 2012

Análise Médica: Câncer metastático no pulmão de Hugo Chávez limita sua exposição; sua expectativa de vida é de mais ou menos de 8 meses



Enquanto Chávez entra em seu quarto dia de isolamento, descansando para aliviar a extrema dor e as mudanças de humor imprevisíveis, os venezuelanos não só se perguntam onde tem andado, mas também por que não aparece em público. Na semana passada lhes demos a notícia de que o câncer com metástases de Chávez havia se disseminado pelo pulmão.


Hoje, estamos escutando que é provável que Chávez tenha câncer de células não pequenas no pulmão em sua quarta etapa. A quarta etapa é a fase mais avançada do câncer. Não tem cura; e a morte do paciente é praticamente segura. A expectativa de vida média das pessoas com esse tipo de câncer é de só 8 meses.   


Os sintomas da metástase do câncer no pulmão nos dão uma indicação clara como para as razões de Chávez de estar sendo fechado de Havana e em Miraflores. Metástases nos pulmões podem ter vários sintomas que obrigariam o Presidente a permanecer na cama, incluindo ter que cuspir sangue ou muco do sangrento dos pulmões e garganta, tosse incessante, falta de ar, dor no peito, fraqueza e incluindo perda de peso.


Remoção de tumores visíveis do pulmão com cirurgia geralmente não tem benefício; em vez de cirurgia, quimioterapia é o tratamento preferencial. Se quisermos dar-lhe o benefício da dúvida e tomar posse da palavra de Chávez que seu tratamento foi concluído e, em seguida, podemos supor que o câncer do presidente progrediu para o fase onde nem mesmo a quimioterapia teria êxito.


Às vezes, quando o câncer tem metástase em áreas limitadas do pulmão, eles podem ser removidos com cirurgia. No entanto, é necessário que o tumor principal seja curável, que os tumores de pulmão podem ser removidos completamente, e que o paciente tem força suficiente para passar por cirurgia e pela recuperação. Tendo em conta o que sabemos da condição frágil de Chávez, é provável que é demasiado arriscado para submeter o paciente a uma cirurgia deste tipo, mesmo que fosse uma opção dentre outras.


Outros tratamentos menos comuns para câncer de pulmão incluem a implante de stentes (endoprótese vascular) dentro das vias respiratórias, e até mesmo terapia com laser. Além disso, há outros tratamentos experimentais. Um destes tratamentos usa calor localizado para destruir a área. Outro introduz medicamentos de quimioterapia diretamente nas artérias que fornecem sangue à parte de pulmão que contém o tumor. Mas todos estes tratamentos têm complicações, incluindo fluido em torno do coração, que pode causar falta de ar; fluido entre o pulmão e a parede torácica, que também produz falta de ar; e ainda mais propagação do câncer.


Tal como indicamos anteriormente, médicos especialistas dizem que, na maioria dos casos, o câncer de pulmão com metástase é um sinal de que o câncer se espalhou para o vazo sanguíneo. Câncer de vazo sanguíneo é letal porque afeta a produção e o papel das células de sangue. A maioria destes cancros ocorre na medula óssea, que produz sangue. Células-tronco da medula óssea maduras e desenvolvem-se em três tipos de células do sangue: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos ou plaquetas. Na maioria dos cancros do sangue, o processo normal do desenvolvimento do sangue é interrompido pela expansão de um tipo de célula sanguínea anormal. Estas células sanguíneas, células cancerosas ou anormais, impedindo que o sangue mantendo muitas das suas funções, tais como a luta contra infecções ou a prevenção de hemorragia grave.


Além de sintomas graves que é possível que o presidente esteja experimentando, é provável que seu sistema imunológico esteja muito fraco, deixando muito vulnerável à infecção. Na verdade, um simples resfriado pode ser fatal para o líder, por que há meses Chávez evitar ser em estreito contacto com venezuelanos, preferindo o isolamento em Cuba ou no palácio presidencial.


Apesar de todos os possíveis cenários e análises, uma coisa é certa - o presidente está no pior estado de sua vida. Enquanto ele continua lutando para sobreviver, a nação que governa tranca a respiração, tentando evitar infectar a figura heróica, e enfrentando a triste realidade que mesmo um resfriado comum poderia terminar seu mandato.


Tradução de Antonio José de Pinho


Fonte: S.O.S. Chávez

Nenhum comentário:

Postar um comentário